Pesquisa no blog

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Mari Monteiro na presidencia do Conselho Municipal de Cultura de Curitibanos.

Conselho foi criado em 2010.




Como presidente do órgão foi escolhida Marilene K. N. Monteiro, que é atuante nas artes cênicas, coordenando há mais de 10 anos o Grupo Teatral “Ser ou Não Ser”.

Como Vice- Presidente Dhébora Costa Pellizzaro, reconhecida no município como artista plástica e grande incentivadora e promotora da cultura tradicionalista. A escolha da presidência foi por aclamação.

Após receber posse a presidente convocou reunião ordinária do conselho para o dia 30 de maio quando será iniciada a formulação do regimento interno da entidade. De acordo com ela, esse será o primeiro passo para o desenvolvimento dos trabalhos. “O regimento vai nortear ações para atuação efetiva de um projeto de incentivo à cultura, para desenvolvimento do plano municipal e programas de busca de parceria com esferas superiores”, salientou.

O Conselho de Cultura de Curitibanos é formado por 24 membros, seis titulares e seis suplentes representam órgãos governamentais, e seis titulares e seis suplentes são representantes da sociedade civil organizada.



17 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Desculpa , mas foi ótimo saber, cultura em Curitibanos, desculpa, mas toda vez que vou passar meus fins de semana ai, nunca tem p.. nenhuma pra fazer, Curitibanos nem um teatro simples tem, o unico é no Colegio Santa Teresinha (que ao menos tem coxia) continua sendo péssimo, e nao é usado, onde está a dança em Curitibanos, cade? se resume a elite da cidade, shows só na expocentro, os quadros da DP sao lindos, mas ver quadros nao é a cultura q p povo precisaaaa, precisa de mais, aulas de canto, coral, ballet classico para crianças. Ai vem o grupo teatral, a me poupe, quero ver sair algo decente dai. Falta pessoas capacitadas e competentes, nao basta aparecer uma vez na vida fazer um espetaculo uma vez por ano e ta bom, vao trabalhar!

    ResponderExcluir
  3. Me poupe você povo sem cultura e sem conhecimento grupo de teatro já está presente a 11 anos completou seus 11 anos no dia 19 de maio e essas pessoas que nem sabem o que possui nós temos aula de canto coral no pinheiros tennis clube no centro, as quartas para as crianças e tem outros dias para os adultos mas o problema é que não temos um local para mostrar a cultura Curitibanense, então não venha falar mal do que Curitibanos ainda esta criando e crescendo... A Marilene Monteiro agora no Conselho municipal de cultura de Curitibanos vai fazer a nossa cultura crescer mas ainda e calar a boca dessas pessoas leigas e realmente sem um pingo d cultura...Parabéns Mari..

    ResponderExcluir
  4. O que falta para os comentarias anônimos, é primeiro coragem, e depois ética, pois nem conhecem o trabalho maravilhoso da Mari!

    ResponderExcluir
  5. Todo e qualquer comentário que tenha "palavrões" será excluído. Prezado "anônimo 26/05/2011 19:00:00" por favor reformule seu comentário.

    ResponderExcluir
  6. se vc nao mora aki limite-se em seus comentarios... nao precisamos degente como vc aki... simpl,es de resolver nao vem pra ca mais!!!! va ler um livro!!!!!! sem cultura

    ResponderExcluir
  7. É decadente ver como algumas pessoas desinformadas falam sobre coisas que não têm conhecimento.Quero demonstrar todo meu repúdio e idignação ao comentário do anônimo que vem passar os fins de semana em nossa Cidade e sai falando coisas que não sabe. Deve ser por isso que não colocou seu nome, porque se tivesse certeza do que fala se identificaria. Caro desinfomado, para seu conhecimento os trabalhos desenvolvidos na área de cultura não se restringem somente a elite curitibanense. Aqui temos muitos projetos acontecendo que vc nem sabe, pois não mora aqui. O teatro está muito bem servido sim. Temos um grupo do qual, com muito orgulho faço parte, que vem realizando projetos lindos por meio de apresentações, Mostra de Teatro, trabalho em escolas entre outros. E não me venha dizer que somos amadores porque fazemos especializações e oficinas constantes para nosso aperfeiçoamento. Quanto a dança você provavelmente nunca veio prestigiar as Mostras que acontecem por isso não sabe que existe. O Canto e a música é muito bem representado pelas escolas que temos em Curitibanos, e que oferecem bolsas de estudo para crianças carentes. Temos o Coral de Curitibanos do qual também faço parte que é regido por professor que vem de Florianópolis e desenvolve esse projeto maravílhoso aqui, não esquecendo do Coral infantil. Sabe quanto pagamos por isso??? Naaaaada, é gratuito. Quanto a arte plástica vc me dizer que isso não é cultura!!!!! Por favor Vc não deve nem frequentar museus, quanto ao menos saber apreciar ou cencibilizar-se perante uma obra de Arte. Não nego aqui, em minha manifestação, que sofremos muito com falta de apoio. Nem tudo são flores... Precisamos sim de um local adequado para nossa Cultura. Para isso foi criado o Conselho Municipal de Cultura de Curitibanos, para fazer as sementes que plantamos crescerem e darem muitos frutos. Quanto a você caro anônimo... Vc não é obrigado a vir para cá. Fique onde está, vá visitar alguns museus, vá ao teatro, vá escutar música... E quando quiser conhecer alguns desses trabalhos de perto antes de falar algo que não sabe se sinta convidado que te receberemos com educação, sorrisos, e satisfação em apresentar nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Isso ai Rosangela MATO A PAU.....PARABÉNS...

    ResponderExcluir
  9. a sim e todo final de semana tem espetaculos para populacao, n adianta m nenhuma restringir apenas a um grupo a "cultura" rsrs péssimo, divulguem!. Curitibanos reforma praças gasta fortunas com isso, e o resultado, cade? cade? ...... cade? aff ainda n achei... cade? divulguem seus trabalhos , façam projetos a berneck ta ae, eles tem $ para bancar, n esqueçam da qualidade.
    Aos que relcamam do anonimato, pra q? para ficarem me ligando enchendo o ... , n to afim de virar responsavel pela revoluçao cultural ahsudhausd curitibanense, onde eu estou ja estou satisfeito

    ResponderExcluir
  10. Em primeiro lugar, a falta de cultura começa na cabeça das pessoas, quem não é capaz de valorizar manifestações culturais por mais simples que elas sejam e reconhecer o esforço das pessoas que lutam por isso não pode achar-se uma pessoa culta. Já tive oportunidades de participar de muitos eventos culturais aqui na cidade onde podia-se contar nos dedos das mãos o numero de pessoas no público. O problema é que pessoas desprezam a cultura local...

    ResponderExcluir
  11. Aos componentes integrantes do Conselho Municipal de Cultura parabéns por mais essa conquista, para a nossa Cidade. Tenho certeza que que será muito bom para a valorização e cresciento da nossa Cultura local... Vai servir para tapar a boca de muita gente por aí haushausuasshasu

    ResponderExcluir
  12. Como membro do Grupo de Teatro Ser ou Não Ser, tenho a dizer que, lógico que temos problemas com divulgação dos trabalhos, também temos problemas com mão de obra, e de boa gente para "catar" dinheiro como patrocínios. Ou quem me diz que é fácil mendigar dinheiro para trocar por arte e alegrar aos outros. E ainda SEMPRE receber críticas desanimadoras. Porém o "feeling" de e do carinho do que abrem seu coração e nos procuram para passar uma boa palavra compensa tudo. Força grupo.

    ResponderExcluir
  13. comentario de Marli Dias.

    as pessoas quando não tem nem o nome para expor em um comentario, que fiquem quietos pois a cultura como qualquer ato de pessoas sabias surgem nas mentes e esse tipo de pessoa demostra que não tem nada na cabeça.

    ResponderExcluir
  14. “DESCULPA” Curitibanos têm e, sempre terá cultura, em cada espaço material e imaterial possui traços da nossa cultura. O que podemos assim dizer: a qualquer lugar que você vá encontrará a febre do “Analfabetismo Cultural”, a febre da falta de educação e respeito mutuo. Não somos os únicos que estão em busca de mudanças, e claro, podemos então abusar da palavra HUMILDADE. Ter humildade o suficiente para admitirmos que ainda não possuímos uma “Política Cultural” organizada. E penso, e acredito, que temos agentes culturais com coragem suficiente para fazer a diferença em nossa cidade. Estamos apenas subindo um degrau de cada vez...

    ResponderExcluir
  15. “DESCULPA” Mister Anônimo: quanto ao “grupo” citado vê-se que apesar da falta de divulgação, conhece muito sobre o que acontece ou deixa de acontecer sobre o mesmo. Apesar de ficar por aqui somente nos finais de semana, seu comentário é um tanto particular, até ajuda-nos a montar o quebra cabeça sobre a sua verdadeira identidade. Apresento todo meu orgulho em fazer parte da cultura em Curitibanos, ou em qualquer lugar que estiver. “Setenta vezes mais” orgulho por existir a família “SeR ou Não SeR” e, “setenta vezes mais” orgulho por possuirmos caráter e ética o suficiente para sermos amados por muitos e, talvez, mal interpretado por poucos. Nesses 12 anos de dedicação desconheço termos nos intitulado como “único” representante da cultura em Curitibanos, temos humildade suficiente para entender que um “Revolucionário da Cultura” não faz uma revolução sozinho. Se é que um dia absorveremos a amplitude da palavra “Revolução”, uma revolução na cultura é feita com união e doação. Doar sua vida, deixar o conforto de sua casa, abandonar a família, o cuidado com a saúde, esquecer de si mesmo em função do bem estar do outro... É jogar-se de corpo e alma a um projeto. Para possivelmente, depois, de tudo isso, receber palavras tão doces como as suas. Mas, o verdadeiro “Revolucionário da cultura” lê tudo isso que Vossa Senhoria escreveu, com toda certeza pensa: “ainda temos um ardo trabalho”. E olha, graças a Deus, as forças do universo e, a “legião de anjos” que vive em Curitibanos, e nos conhece verdadeiramente bem tem absoluta compreensão do nosso projeto. Nosso projeto é hibrido com todas as áreas da cultura e estamos sempre abertos a aprender e a trocar experiências, um “SeR Hibrido” essa é a nossa essência.
    Um abraço a todos,
    Mary Monteiro

    ResponderExcluir
  16. Quero agradecer imensamente a postagem deste "anônimo", pois ele instigou uma discussão bastante pertinente.
    É muito bom a gente escrever (publicar)o que pensamos, porém temos que ter a noção que seremos avaliados pelo público que o irá ler.
    Quando este "anônimo" afirma, através de sua postagem, que Curitibanos não tem cultura, revela uma constatação bastante linear de uma realidade conjuntural. Partindo do pressuposto que: “Não existem culturas inferiores, mas apenas diferenças culturais”, compreendemos que a visão colonialista dos supostos povos "civilizados" europeus da época, ainda permanece enraizada entre nós. Quando criticamos duramente uma cidade sem conhecer sua História e seu povo, revelamos nossa ignorância e falta de bom senso. É muito correto apontar a falta de estruturas físicas e até de políticas culturais em longo prazo neste Município. Realidade esta que nosso irmãos e guerreiros do Grupo teatral Ser ou Não Ser, sentem na pele a mais de dez anos. Difícil é “vestir a camisa” e “por as mãos na massa”, enfrentando as adversidades para ajudar de alguma forma nesta necessária e tão almeja “revolução” cultural. Temos um árduo trabalho pela frente, então mais que indivíduos apontando as precariedades, precisamos de parceiros que venham para somar nesta luta. Nosso Grupo de teatro, alvo de sua ferina dissertação, realizou duas mostras teatrais. A primeira custeamos vendendo pastéis, na segunda com um projeto aprovado pelo reconhecimento da FECAT, mostramos os valores de Nossa Terra e da região vizinha, e vimos o quanto nosso público tem sede e valoriza as mobilizações culturais.
    O grupo esteve hibernando nos últimos anos, devido à busca por formação acadêmica de nossos integrantes e a saída de outros devidos seus trabalhos profissionais. O escasso tempo inviabiliza uma dedicação integral como a de outrora, mesmo assim, nos bastidores, desde 2008, a Mary Monteiro mobilizou discussões, direcionando os gestores culturais deste município na consecução do atual Conselho Municipal de Cultural. Quem conhece os meandros e as dimensões do atual Plano Nacional de Cultura, sabe que teremos uma nova dimensão cultural neste país. Espero que mais pessoas se juntem ao CMC, pois é a soma e união dos indivíduos que possibilita a vitória do grupo.
    Para refletir: Uma andorinha só não faz verão quando perde a noção de seu bando.

    ResponderExcluir