Pesquisa no blog

terça-feira, 22 de março de 2011

Mobilização para mudança da Capital de SC ganha força, e terá reunião em Curitibanos


Em 1989 o então deputado estadual Onofre Agostini de Curitibanos fez uma regulamentação do artigo que constava na Constituição Estadual a realização de um plebiscito para consultar a população sobre a mudança da capital. Na época, o então deputado Sérgio Grando apresentou uma lei contra a proposta. A votação terminou empatada em 16 a 16 e o presidente, na época o deputado Pedro Bittencourt Neto, votou contra, arquivando o projeto — lembra Agostini.

Hoje o Movimento Centralista organizado com a intenção de tentar transferir a Capital para o centro do Estado, realiza reunião na próxima sexta dia 25, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Curitibanos (ACIC). Entre os convidados, lideranças de todo o planalto, inclusive de Lages. Os centralistas defendem a instalação da capital no eixo entre Lages e Curitibanos. O deputado estadual Romildo Titon (PMDB), que se manifestou da tribuna da ALESC favorável à causa, já confirmou presença.

Se a transferência da capital for aprovada. toda a estrutura vinculada ao governo precisa ser mudada de cidade, incluindo Assembléia Legislativa, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público e representações do governo federal no Estado. 

Há muitas sugestões e rejeições sobre o assunto, mas para bancar toda essa mudança o movimento aposta na venda de toda a estrutura da Ilha para hotéis e investidores, ora que o valor do imóvel em Florianópolis é mais elevado e daria sim para bancar uma nova capital no centro do Estado.

Outra questão é a política estadual dos últimos anos que favoreceu e aqueceu essa idéia, “A descentralização”, realmente os catarinenses reconhecem das grandes diferenças regionais do nosso Estado, sendo no social, econômico, cultural, etc.

Silva considera "inconcebível" um cidadão ter de percorrer até 700 quilômetros para chegar à Capital, seja para resolver questões burocráticas ou para receber atendimento de Saúde. Por isso, segundo ele, o grupo defende a transferência para o eixo compreendido entre as cidades de Lages, Correia Pinto, Ponte Alta e Curitibanos, o que permitiria a todos os catarinenses ficar a mesma distância da capital catarinense. Além disso, a avaliação do movimento é que Florianópolis está próxima da inviabilidade urbana. Silva explica que a cidade não tem mais para onde crescer e que cada vez serão necessários mais recursos para garantir a mobilidade.

Comentem...

16 comentários:

  1. Da mesma forma como foi feita a capital do Brasil, porém com outros objetivos, acho extremamente justo que a nossa capital esteja em um lugar estratégico para que todos os catarinenses tenham direito de buscar ajuda junto ao governo de uma forma menos sofrida, afinal, fazer uma viagem de Palmitos por exemplo até Florianópolis, correndo o risco de não ser atendido, não é nada humanitário.

    Outra questão é de fato que a região do planalto catarinense está meio apagada e financeiramente engessada. Essa mudança concerteza conseguiria dar estímulo ao comércio, a investidores e também ao turismo, entre outras tantas coisas que podem ser exploradas de forma inteligente.

    O nosso litoral, além de belo e exuberante já tem o seu lugar de destaque no Brasil e no mundo, a saída da capital de lá, não vai tirar a beleza das praias, vai fortalecer ainda mais a beleza do nosso estado e da nossa gente!

    ResponderExcluir
  2. A capital vindo para o centro do estado, com certeza que a BR470 seria duplicada. Os olhos dos politicos não ficariam só no litoral, e sim numa equalização de um nova Santa Catarina. Sou a favor.

    ResponderExcluir
  3. Sou plenamente a favor da mudança da capital do Estado para a região central do Estado. Não importa em qual cidade for estabelecida. O que importa é que fique numa posição mais acessível para todos os catarinenses.

    ResponderExcluir
  4. E dicerto vai sair o porto no pessegueirinho dai ??? Ja que é pra viajar vamos longe entaum (trem bala, á ponte Hercilio Luz vai ser em cima do marombas) que é isso de me adimirar com tanta ignorancia meu deus do céu. Fica até feio publicar uma tremenda falta de noção desta maneira fica até ruim pra quem mora fora da cidade pelo amor de deus!! Todo mundo da rizada dessa história agora de novo??? Onofre deve pegar o seu carro e enchergar á cidade de curitibanos antes falar uma asneira dessas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "dicerto" daí você pode estudar aqui! "boca mole venha pra cá que vamo arrebentar tua fuça!"

      Excluir
  5. A capital já erra pra estar no centro do estado a vinte anos pra ficar ao alcance de todos os catarinenses. Campos Novos seria a melhor opção pois fica no entroncamento da BR 470 e a 282 quem vem de Joinville e Blumenau 470 quem vem de Florianópolis 282 encontra ali quem vai do oeste encontra ali.
    Sou a favor da mudança! e a melhor opção é Campos Novos.

    ResponderExcluir
  6. Sou a favor da mudança da capital! Florianópolis não tem estrutura pra ser capital. Ruas estreitas transito caótico. Nem Florianópolis nem Joinville Blumenau e outras são cidades sem planejamento. Elas foram crescendo do mesmo jeito de quando eram uma vila, suas ruas estreitas não comportam o movimento e um transito intenso de uma capital. A unica cidade no estado de santa catarina que tem stato de capital é Chapecó que nasceu planejada com largas avenidas canteiros centrais um modelo de cidade.

    ResponderExcluir
  7. Se não mudar a capital mais perto do oeste e estremo oeste que esta a 720 km da capital, nos vamos criar uma comissão pra levantar novamente o estado de missões. Serra a área do contestado, Juntando o sudoeste do parana oeste de santa catarina até a serra do mar.
    E Chapecó serra a capital de Missões MI.

    ResponderExcluir
  8. compartilhando !!!!! muito bom... manézada o kct.. o lance é a serra!

    ResponderExcluir
  9. Chapecó como melhor opção? A cidade pode ser ótima, mas o argumento de mudar de local a capital, seria para facilitar o acesso de outras cidades. Chapecó fica no oeste, o que dificulta toda a parte do vale do itajai e litoral para se deslocar até lá.

    Acho que temos situações MUITO mais importantes a serem resolvidas no nosso estado que essa de mudança de capital, que só vai de interesse politico.

    ResponderExcluir
  10. Vinícius Alves Da Silva8 de set. de 2012, 00:48:00

    Sou natural de Florianópolis e acredito que a melhor opção para capital seria a cidade de Curitibanos, pois fica bem no meio do estado, assim iria distribuir melhor a renda e gerar mais emprego, além de estar numa localização de ótimo acesso, BR282,470,116. A cidade tem aeroporto, indústria, universidade federal, enfim é o melhor lugar.
    O meio ambiente também fica favorecido, pois a vegetação de campo e a floresta ombrófila mista possuem vasta extensão, permitindo a extensão da cidade sem afetar tanto a fauna e a flora. Em Florianópolis está a capital acho que é a pior cidade, pois uma ilha de ecossistema bem peculiar, não capacidade de suportar nada, o transito ta um caos, não mais mangue, algumas praia ja sumiram, poluição visual de concreto ....

    ResponderExcluir
  11. PRA QUE MUDAR? PARA GASTAR DINHEIRO EM NOVAS INSTALAÇÕES, É PRECISO GASTAR DINHEIRO EM MELHORIAS PARA O ESTADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo... acredito que você não leu todo o artigo, pois em relação ao desenvolvimento, e viabilidade de manter-se como capital, Florianópolis já está esgotada de recurso, e como ali em cima deixa claro, há a possibilidade de venda das instalações para empresas privadas, o que pode diminuir ou até bancar todos os custos de uma possível mudança.

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir