Pesquisa no blog

terça-feira, 14 de junho de 2011

Prefeitura de Curitibanos rompe com Casan

Serviços de água e esgoto serão municipalizados


A administração de Curitibanos anulou o contrato de concessão de serviços de fornecimento de água e coleta e tratamento de esgoto firmado entre município e Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). O ato foi oficializado por decreto (nº4.044/2011) assinado pelo prefeito Wanderley Agostini na última quinta-feira (9). O decreto extingue por nulidade, o termo aditivo nº01/2000 que prorrogou por vinte anos, a concessão dos serviços outorgados. O contrato entre Casan e município de Curitibanos foi promovido em 1972 com validade de 30 anos. E antes mesmo do vencimento, em maio de 2000 a administração de Curitibanos prorrogou o contrato por mais 20 anos.

“Por esse motivo nos embasamos em dispositivos da Lei Orgânica do Município, em Lei Federais e na Constituição e entramos com a decretação da nulidade do termo que previa a prorrogação do contrato”, justifica o prefeito.

O decreto municipal ainda dispõe que a partir da extinção da concessão a execução de serviços públicos de água e saneamento passam à responsabilidade da Secretaria de Transportes e Obras que não causará prejuízo à população. 

Contratação de empresa especializada para operação do sistema ou celebração de convênio com entidades em condições de realizar o serviço também estão autorizados.

Para tratativas a cerca dos fatos na tarde de terça-feira (14) o prefeito Wanderley Agostini recebeu em audiência no seu gabinete a visita do assessor da presidência da Casan, Charles Zandonai e do superintendente da regional de Rio do Sul, José Vilson Brasiani, acompanhados de José Maria Teles, gerente, e do chefe de manutenção da agencia de Curitibanos, José Heitor Maciel.

“Deixamos claro que nosso único e principal interesse é o bem estar e a qualidade de vida de nossa população. E assim o faremos da forma mais lícita possível. Não teríamos cumprido com nosso papel de gestor escolhido pela comunidade se não defendêssemos acima de tudo o interesse de nosso povo”, justificou Wanderley que informou ainda que estudos no sentido de promover a ação vem tendo atenção dos vários setores competentes do executivo desde 2005.   

15 comentários:

  1. Desejo que a próxima empresa que passar a administrar esseS serviços faça um trabalho muito melhor, que evite transtornos como por exemplo asfaltar uma rua e depois quebrar o asfaltO para colocar bocas de lobo ou até mesmo para manutenção de encanamentos.

    Desejo também que a próxima empresa tenha autonomia em sua prestação de serviço, porque infelizmente na parte que cabe a prefeitura, de tapar os buracos após o serviço feito, está deixando a desejar. Muitas ruas que sofreram manutenção do sistema de água e saneamento, atualmente estão cheias de imperfeições, justamento por não ter sido feito um trabalho digno de PROFISSIONAL QUALIFICADO!

    TAPEM OS BURACOS COM MAIS QUALIDADE.

    A Secretária de Obras de Curitibanos está precisando de um responsável mais crítico e perfeccionista!

    ResponderExcluir
  2. SOU NATURAL DE CURITIBANOS MAS TRABALHO COM UMA EMPRESA PAULISTA DE SANEAMENTO QUE REALIZA OBRAS NA CIDADE DE ITAJAÍ!!!! PREFEITO VE SE FAZ ´REDE COLETORA DE ESGOTO COM TRATAMENTO ISSO GERA EMPREGO E UM MENOS IMPACTO AMBIENTAL OLHA O PESSEGUERINHO O NOSSO RIOZINHO ELE TA CHORANDO, VAMOS TRAZER DE VOLTA O INCETIVO PARA AS COSTUREIRAS POIS AS FACÇÕES AQUI DE BAIXO ESTÃO NECESSITANDO DE MÃO DE OBRA, FAZER UM SENAI FORTE, DAR CURSOS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL, SOLDAGEM, MIG, TIG, ELETRICISTA PARA TERMOS MÃO DE OBRA DA CIDADE. E NÃO É CARO NÃO Á PROPRIA EMPREITEIRA QUE TRABALHA NA BERNECK JA FEZ ISSO E DEU CERTO POIS TRABALHEI NELA 5 ANOS. cOMETÁRIOS CONSTRUTIVOS SÃO SEMPRE BONS MELHOROU BASTANTE MAS AINDA É POUCO

    ResponderExcluir
  3. A empresa é é peixe deles!!!! com certeza!!!

    ResponderExcluir
  4. boa jogada prefeito iso ja deu certo em muitas cidades exemplo Itajaí (Semasa) mandou os chupins embora so não vai colocar outros né???

    ResponderExcluir
  5. Gente eu sei uma, q eu trabalhei que faz um trabalho maravilhoso no parana

    ResponderExcluir
  6. Deixando claro, que o trabalho da casan eh uma vegonhaaaaa, eu sei oq eh trabalhar, em uma verdadeira empresa de saneamento, ter redes de esgoto mapeadas, rede de agua em setores, e isso eh nada perto de todo trabalho existente, o sistema usado, a separacao de serviços existentes, o tratamento do esgoto.

    ResponderExcluir
  7. naum adianta tirar a casan e colocar outra empressa tercerizada só pra fazer lavagem de dinheiro essa nova empressa só pd ser parceira de algum politico louco pra ganhar em cima, tem que ter investimento em saneamento nos bairros
    peço por gentileza se o pessoal da impressa do blog puder visitar os bairros fazer umas fotografias da real situação de nossos bairros , valetas a ceu aberto correndo esgoto nas frentes das casas etc... podem começar da ponta daqui do sao luiz a final do sao jose, getulio vargas etc... a situação é a mesma um caos total

    ResponderExcluir
  8. CHEGA DESSA VERGONHEIRA DE MUNICIPALIZAR, SE A CASAN NAO INVESTE A PREFEITURA TAMBEM NAO VAI INVESTIR. O QUE OS PREFEITOS QUEREM E TER MAIS UM ORGAO PARA FAZEREM SUAS POLITICAS QUE NA MAIORIA DAS VEZES SAO SUJAS. SIM, EXISTEM EMPRESAS QUE ADMINISTRAM OS SISTEMAS, MAS LEVAM TODO O DINHEIRO EMBORA COMO EH O CASO DO MUNICIPIO DE LAGES. LA A CASAN DEIXOU UMA BOA QUANTIA DE ESGOTO FEITO E HOJE AS MELHORIAS QUE FORAM FEITAS PELA PREFEITURA, FOI ATRAVES DE EMPRESTIMOS JUNTO A ORGAOS FEDERAIS E ASSIM OS POLITICOS DO MUNICIPIO PODEM FAZER SEUS MARKTING E AINDA DESVIAR UMA BOA QUANTIA. CHEGA DESSA VERGONHEIRA E ESTA NA HORA DO GOVERNO ESTADUAL, FEDERAL E MINISTERIO PUBLICO INTERVIR E FAZER COM QUE SANEAMENTO SEJA FEITO COM RESPONSABILIDADE E COERENCIA ONDE TODOS GANHAM. MINHA OPINIAO EH QUE CASAN, PREFEITURAS JUNTAMENTE COM A POPULACAO ADMINISTREM E FACAM O QUE FOR MELHOR PARA O POVO E ASSIM ESTAREMOS FAZENDO SANEAMENTO COMO TEM QUE SER FEITO. CHEGA DE DISCURSOS INFLAMADOS ONDE OOBJETIVO EH O INTERESSE DE POUCOS E A POPULACAO PAGANDO A CONTA.CHEGA, CHEGA.....

    ResponderExcluir
  9. este desrespeito tambem esta acontecendo em outras cidades onde municipalizou, como Itajai por exemplo. Ate propaganda estao colocando na televisao....HE VERGONHOSO

    ResponderExcluir
  10. TAH CARA, MAS IMAGINO QUE A CASAN EH UM ECONIMIA MISTA, OU NAO? SA? LTDA? QUEM EH O DONO DA CASAN? CARA, AGUA EH UMA COISA PUBLICA, PELO MENOS PENSO. A CASAN TAH A 30 ANOS, ACHO Q TAH NA HORA DE UMA EMPRESA MAIS MODERNA ADMINISTRAR ISSO, CONCORDO CONTIGO, OQ NAO PODE A PREFEITURA ADMINISTRA EM ENTULHAR DE FUNCIONARIOS E FAZER UM SERVICO PALHA.

    ResponderExcluir
  11. vcs estao com pensamento linear ou seja so enchega as parte vcs tem que pensa de modo sistemico enchega o todo e as parte as mesmo tempo

    ResponderExcluir
  12. pra vcs que vão ler isso e já leram os outros comentários é só um complemento já morei aí em ctbanos hoje trabalho numa compania de sanaeamento e conheço bem as ruas e a verdade mapas rotas e problemas diários deste tipo de prestação de serviço, que não tem nada de bixo de sete cabeças
    . o que precisa mesmo é gente que saiba trabalhar e principalmente um administrador que não tenha o rabo preso e que seja capaz mesmo de sustentar uma equeipe operacional competente. o povo que sempre
    paga as taxas não quer saber de onde vem á agua ou pra onde vai o esgoto eles pagam e é direito deles ter a água e dever agora da prefeitura dar conta disso tudo.
    emfim que há dinheiro envolvido isso já é visto só desejo e espero que essa mudança traga qualidade de vida pra população de curitibanos porque entra ano e sai ano essa cidade continua na mão dos mais privilegiados politicos e latifundios.
    que essa nova empresa invista nessa gente e de oportunidades pra crescerem junto principalmente empregos, pois a pobresa é demais que seja feito com responssabiliodade e respeito pelo povo curitibanense.

    ResponderExcluir
  13. Curitibanos está pronto para isso?esperamos que sim...pois faz muito tempo que só temos mesmo lavagem de dinheiro...nada muda, nada cresce.

    ResponderExcluir
  14. Os profissionais que irão trabalhar nesta empresa já estão qualificados?Preparados?ou serão cargos de confiança???mais um...mais um..mais dois ..e assim segue sempre as mesmas pessoas.Pois é...povo de Curitibanos e agora?vamos reclamar.QUEREMOS GENTE COMPETENTE!chega de sujeira.

    ResponderExcluir
  15. Então...já tem gente pra trabalhar né,,,com certeza.Pois eles já arruman os nego antes de ter essa empresa.Pura sacanagem

    ResponderExcluir